Yeshua e o tratado de Tb Yoma 39b no talmud

Existe um tratado judaico chamado de TB Yoma 39 b, que foi ensinado pelos rabinos a uns 40 anos antes da destruição do templo, que no Yom Kippur, o Dia da Expiação, eles iriam pendurar um barbante vermelho — Provavelmente associando de alguma maneira como diz Isaías 1:18 – e o sumo sacerdote antes de entrar no Santos dos Santos, penduravam este barbante. Eles acreditavam que o cordão escarlate ficaria branco se os pecados do povo fossem perdoados, se não fossem perdoados, o cordão permaneceria vermelho. Daniel capítulo nove, como veremos, disse que o Mashiach teve que surgir em Israel e morrer antes que o segundo Templo fosse destruído; Jesus expressou isso no Discurso das Oliveira (Mat. 24, Luc. 21).
Os rabinos ensinaram que, “Durante os últimos quarenta anos anterior da destruição do Templo – o que aconteceu cerca 70 dC, o fio escarlate não se tornou branco, nem brilhou o raio do sol mais ocidental, e as portas do Santo dos Santos se abriam por sua própria iniciativa. Por quarenta anos antes da destruição do Templo, o fio escarlate nunca se tornou branco, mas permaneceu vermelho”. O segundo Templo foi destruído no ano 70 dC; quarenta anos antes de 70 AD teria sido cerca 30 d.C. Em outras palavras, desde o tempo de Jesus até a destruição do Templo, de acordo com o judaísmo, o pecado do povo nunca foi perdoado. Eles estão tentaram se justificar por meio de obras de justiça, mas Isaías 64:6 diz:
Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades como um vento nos arrebatam.
No literal do termo hebraicos trapos “imundos” nesta passagem são realmente uma comparação ao pano sujo da menstruação.
Como naquela época o Templo, teria aberto por si mesmo, até rabino Johanan ben Zakkai repreendeu-los, dizendo:
‘Hekal, Hekal, porque haverias tu de te tornares causa de espanto? Sei que serás destruído, pois Zacarias ben Ido profetizou a teu respeito: Abre tuas portas, ó Líbano, para que o fogo devore seus cedros” (TB Yoma 39b).
O que este rabino disse é que a abertura das portas por iniciativa própria, estava prevendo a sua própria destruição.
“Nossos rabinos ensinaram: nos quarenta anos que antecederam a destruição do Templo a sorte (“Por que o Senhor”) não esteve em mãos certas; tampouco a correia de carmim tornou-se branca, como também não brilhou o raio de sol mais ocidental; e as portas do Hekal [santuário] se abriram por si mesmo até que Johanan ben Zakkai as repreendeu, dizendo: Hekal, Hekal, porque haverias tu de te tornares causa de espanto? Sei que serás destruído, pois Zacarias ben Ido profetizou a teu respeito: Abre tuas portas, ó Líbano, para que o fogo devore seus cedros” (TB Yoma 39b).
“Rabino Zadok jejuou durante quarenta anos para que Jerusalém não fosse destruída, [emagreceu tanto que] quando comia o que quer que fosse, podia-se ver a comida [quando passava por sua garganta]. Quando sentia necessidade de recompor, traziam-lhe um figo; ele sugava o suco e jogava o resto fora” (TB Gittin 56a).
“Certa vez em que o rabban Johanan ben Zakkai vinha de Jerusalém, o rabino Josué seguiu-o e observou o Templo em ruínas. “Ai de nós! ” , exclamou Josué, “eis o lugar em que as iniqüidades de Israel eram expiadas; agora, jaz em ruínas!” …(Avot do rabino Natã 4).(1)

Leave a comment