A lei foi abolida ou modificada?

Teria sido a lei abolida?
“Ekebh asher-shema Avraham bekolivayishmor Mishmêret Mits’vothay Rouqithay ve’Torathây” (Gênesis 26:5)
“Porque Abraão obedeceu a minha Palavra e guardou os meus Mandamentos(Mits’vot), os meus Preceitos(Mish’mêret), os meus Estautos(Ruquim) e toda a minha Lei/Torah” (Gênesis 26:5)
Como podemos observar, toda a Torah antes de sua proclamação no monte Sinai, era composta por três(03) partes essenciais, nada se fala em “lei moral ou cerimonial”, porém, quando ela é proclamada no Sinai Adonai Eterno lhe faz um ACRÉSCIMO, Adonai acrescenta à Torah as Ordenanças sacrificais, que passou a regular a vida espiritual dos israelitas concernente as suas transgressões, o Eterno agora tinha um povo e uma congregação, por isso estabeleceu uma emenda constitucional na Torah que regeria as obrigações quanto ao perdão de pecados.
As Ordenanças eram constituídas de holocaustos, ofertas de manjares, oblações e ritos ritualísicos que envolviam a participação de um sacerdócio ou mediador entre o pecador e D’us, todos os Mishpatim encontram-se relatados no livro de Vayikrá/Levítico, mais precisamente do capítulo um ao nove.

Todo o ritual das Ordenanças apontavam para um único sacrifício pelos pecados que foi o sacrifício de Yeshua na cruz, por isso que eram ordenanças provisórias e tinham um prazo de validade, o apóstolo Paulo fala a este respeito quando ele cita:
“Aboliu na sua carne, a lei dos mandamentos na forma das Ordenanças, para que dos dois criasse em si mesmo um novo homem, fazendo a paz” (Efésios 2:15)
Em Hebreus lemos um texto mais esclarecedor ainda, onde o autor declara qual era a parte da Toráh Sagrada que deixou de valer, pelo seu cumprimento perfeito:
“Os quais não passam de ORDENANÇAS da carne, baseadas somente em manjares, e bebidas, e diversas abluções impostas até o tempo apropriado de correção” (Hebreus 9:10)
Assim, após a inserção das Ordenanças na Torah ela ficou constituída de Mandamentos+Preceitos+Estatutos+Ordenanças e assim ela ficou até a morte do Cordeiro de D’us, quando cessou tanto os sacrifícios pelos pecados como o ministério sacerdotal humano que o ministrava, conforme Hebreus explica:
“Se, portanto a perfeição fosse por meio do sacerdócio levítico, que necessidade haveria então de se ordenar um sumo sacerdote segundo a ordem de Malki’Tsedek, e que não fosse contado pela ordem de Arão? porque, quando se muda o sacerdócio, a Torah também é modificada” (Hebreus 7:11 e 12)
E realmente a Torah modificou-se novamente, com a retirada das Ordenanças, a Torah volta a sua forma original antes do Sinai composta por Mandamentos+Preceitos+Estatutos, pois as Ordenanças que requeriam sacrifícios pelos pecados foi retirada, conforme o autor de Hebreus.
É importante se observar que, o autor de hebreus declara que mudando-se o sacerdócio a Torah também é modificada, ele diz MODIFICADA e não abolida, isto é um ponto muito forte a se considerar, pois tira de vez qualquer interpretação errônea acerca da Torah.
 Tiago era Rosh(líder) da Congregação de Jerusalém (ver Atos 21:18 e Gálatas 2:9) conhecido como o grupo dos da “circuncisão” (Gálatas 2:7-8).
Esta Congregação era composta por judeus crentes em Yeshua mas que permaneciam zelosos em toda a Torah(ver Atos 21:20), sem nenhuma diferença dos demais judeus. Vejam o perfil teológico do rol de membros da Beyt de Tiago em Atos 21:17-27 conferir ainda com  Atos 10:45.
“No dia seguinte Paulo foi em nossa companhia ter com Tiago, e compareceram todos os anciãos….e disseram-lhe: Bem vês, irmãos, quantos dezenas de milhares há entre os judeus que têm crido, e todos permanecem zelosos na Torah.” (Atos 21:20)
Vamos prosseguir na leitura e ver que tipo de lei a Congregação de Tiago obedecia:
“Têm sido informados a teu respeito que ensinas todos os judeus que estão entre os gentios a se apartarem de Moisés, dizendo que não circuncidem mais seus filhos, nem andem segundo os costumes da Torah” (Atos 21:21)
Verifiquem que é a mesma acusação apresentada contra Estevão em Atos 6:13. Que costumes eram estes? Porventura eram costumes da tal “lei moral” ou “lei cerimonial”?

Tiago nos dá a resposta pelo pedido que ele faz a Paulo, vejamos:
“Faze, pois, o que te vamos dizer: Temos aqui quatro homens que fizeram voto; toma estes contigo, e santifica-te com eles, e faze por eles as despesas para que rapem a cabeça; e saberão todos que é mentira aquilo de que têm sido informados a teu respeito, mas que também tu mesmo andas corretamente, guardando a Torah” (Atos 21:23-24)
Qual lei era esta que Paulo precisava provar aos judeus que guardava?  A torah é claro!
Então Paulo, no dia seguinte, tomando consigo aqueles homens, purificou-se com eles e entrou no templo, notificando o cumprimento dos dias da purificação, quando seria feita a favor de cada um deles a respectiva oferenda. Mas quando os sete dias estavam quase a terminar…” (Atos 21: 26)
Aqueles irmãos da Congregação de Jerusalém e especificamente Tiago, queriam que Paulo, de modo prático, desmentisse a notícia de que ele dissuadia os judeus nazarenos de guardar a Torah do Eterno e de circuncidar os filhos (Atos 16:3).

Quanto a isso temos estes comentários de historiadores: “Paulo, até onde podemos ver, continuou a observar a Lei e isso fez enquanto viveu, especialmente na companhia de judeus crentes, e sua aquiescência no conselho de Tiago, nessa ocasião, participando da cerimônia de purificação de quatro homens que haviam tomado voto temporário de nazireu, e pagando as respectivas despesas, estava em perfeita concordância com o princípio por ele estabelecido quando dizia: “Procedi, para com os judeus, como judeu….” (1 Cor. 9:20). Podemos comparar isto com a prática da circuncisão em Derbe o voto que ele mesmo tomou em Cencreia(ver Atos 16:3; 18:18), Os costumes (21); isto é, os determinados na Torah do Eterno, “recebidos de Moisés por tradição” (Atos 6:14). Faze por eles as despesas. Sobre a natureza de tais 
A Congregação Nazarena em que Tiago era Rosh, era composta por judeus crentes que permaneciam zelosos na Torah do Eterno, e nos costumes e tradições dadas por D’us a Moisés.

2. Estes judeus guardavam os Preceitos das Kasherôt, da circuncisão, dos votos, o Shabat, frequentavam e participavam  das liturgias do Templo etc…

3. Tiago em nenhum momento condena a prática destas Mitsvot da Lei de Moisés.

4. Pelo contrário, pede para Paulo se enquadrar na Fé Patriarcal da Congregação judaica Nazarena naquelas circunstancias de perigo iminente. *JAMAIS DEIXARAM DE CUMPRIR A TORAH POR CREREM EM YESHUA. A torah é Eterna!
A epístola de Tiago é considerada uma das mais antigas dos Ketuvim Notzerim(vulgo novo testamento). Os críticos colocam sua data entre 46 e 60 E.C.(era comum) bem nos primórdios da era messiânica.

3. Esta carta foi endereçada não só as gentios, mas precisamente  aos judeus que reconheciam Yeshua como o Messias de Yisrael é o que se depreende da introdução que Tiago faz dizendo: “Tiago, servo do Eterno e do Senhor Yeshua haMashiach, às Doze Tribos da Dispersão, saudações.”

4. Tiago, em sua epístola, no capítulo 2:2 usa até mesmo a palavra SINAGOGA e não “igreja” para designar a reunião da Congregação dos Nazarenos composta de judeus e gentio
Mitzvot/Mandamentos:
“Então não terei de que me envergonhar, ao ponderar todos os teus Mits’vot/Mandamentos” (Salmos 119:6)
Mishmêret/Preceitos:
“Sempre meditarei em teus Mishmêret/Preceitos, para respeitar os teus caminhos” (Salmos 119:15)
Rouquim/Estatutos:
“Teus Rouquim/Estatutos têm sido a inspiração de meus cânticos, em todas as minhas peregrinações” (Salmos 119:54)  

Por : Marlon Tenório trocolli.

Leave a comment